Salve Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxum, Xangô, Iansã e Oxossi!

Uma das mais impressionantes marcas do estudo da Umbanda é a influência que os Orixás exercem em seus filhos. Ou seja, aqueles que nasceram sob o manto da vibração do Orixá, o que não se pode saber por data de nascimento, mas por rituais próprios da religião.

Falaremos das descrições dos Orixás, não se preocupando com lendas. Apesar de cada região cultuar diferentes Orixás e sincretizar com determinados Santos Católicos descreveremos os que cultuamos em nosso Terreiro, as suas datas de comemoração e os arquétipos dos seus filhos. Isto não quer dizer que os outros terreiros estejam fazendo seus cultos erroneamente.

Também divulgamos algumas ervas que podem ser usadas para os banhos de cada um e também seus respectivos amalás (entregas).

Iemanjá

Faz um tempo que não falamos de Iemanjá, que não falamos sobre as águas salgadas! Mãe Iemanjá, sua bênção… gratidão por todos os momentos em que mostrou ser cuidadosa, sábia,…

Nanã Buruquê

Nanã Buruquê – A criação Nanã Buruquê, também chamada de mãe ou avó, é uma Orixá presente desde a criação da humanidade. Ela é a memória do povo, pois vivenciou…

Oxalá

Oxalá – Orixá maior Não é líder mas não se submete facilmente a liderança dos outros, ou seja, não manda mas não gosta de ser mandado. Os filhos de Oxalá…

Oxóssi

Oxóssi – Rei das matas Pisa macio, mas é certeiro. Tem um gosto refinado. Gosta das coisas boas, veste-se bem e cuidadosamente. Tudo que pertence à Natureza, especificamente as matas…

Oxum

Oxum – Rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras O arquétipo de Oxum é das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. Os…

Iemanjá

Iemanjá – A Senhora do Mar A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas. Como uma grande mãe… O fato de Iemanjá representar…

Iansã

Iansã – Senhora dos ventos e das tempestades Sua grande qualidade, a garra, e seu grande defeito, a impensada franqueza… Um fato que ficará sempre gravado para todos nós do…

Xangô

Xangô – Deus da justiça, Senhor das pedreiras Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira. Por falar em pedreira, adora colecionar pedras. Xangô é o Deus da Justiça e…