Orixás

Iemanjá

Faz um tempo que não falamos de Iemanjá, que não falamos sobre as águas salgadas! Mãe Iemanjá, sua bênção… gratidão por todos os momentos em que mostrou ser cuidadosa, sábia, verdadeira e com os maiores Leia mais…

Orixás

Nanã Buruquê

Nanã Buruquê – A criação Nanã Buruquê, também chamada de mãe ou avó, é uma Orixá presente desde a criação da humanidade. Ela é a memória do povo, pois vivenciou toda a magia da concepção Leia mais…

Orixás

Oxalá

Oxalá – Orixá maior Não é líder mas não se submete facilmente a liderança dos outros, ou seja, não manda mas não gosta de ser mandado. Os filhos de Oxalá são pessoas normalmente tranquilas, de Leia mais…

Orixás

Oxóssi

Oxóssi – Rei das matas Pisa macio, mas é certeiro. Tem um gosto refinado. Gosta das coisas boas, veste-se bem e cuidadosamente. Tudo que pertence à Natureza, especificamente as matas e o reino animal têm Leia mais…

Orixás

Oxum

Oxum – Rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras O arquétipo de Oxum é das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. Os filhos de Oxum, a Rainha Leia mais…

Orixás

Iemanjá

Iemanjá – A Senhora do Mar A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas. Como uma grande mãe… O fato de Iemanjá representar a Criação seus filhos têm Leia mais…

Orixás

Iansã

Iansã – Senhora dos ventos e das tempestades Sua grande qualidade, a garra, e seu grande defeito, a impensada franqueza… Um fato que ficará sempre gravado para todos nós do Terreiro do Pai Maneco foi Leia mais…

Orixás

Xangô

Xangô – Deus da justiça, Senhor das pedreiras Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira. Por falar em pedreira, adora colecionar pedras. Xangô é o Deus da Justiça e sua força está nas pedreiras, Leia mais…

Orixás

Ogum

Ogum – Orixá da guerra, da demanda e da luta Os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. Ogum é o Orixá da Leia mais…