1.Você é espírita Kardecista, Umbandista ou do Candomblé?
I: Sou umbandista. Espiritismo e religiões de matrizes africanas são diferentes.

  1. Você faz trabalho para amarrar alguém?
    I: Não, só sei amarrar meus tênis e meu cabelo. Isso é mito! Ninguém tem esse poder. O ser humano tem o livre arbítrio para escolher ficar com quem quiser.
  2. O Exú é o demônio?
    I: Não. Exús são entidades guardiãs. Acreditamos que eles estão mais próximos de nós, por isso ainda sentem ódio e amor com a mesma intensidade dos encarnados ( nós). Não são maus, mas dependendo da doutrina do terreiro são mal direcionados assim como as pessoas que os procuram, por isso há quem diga que ele acaba com a vida da pessoa se ela não pagar o que lhe deve.
  3. Você acredita em Deus?
    I: Sim, acredito tanto que aprendi que Ele sempre nos dá a chance para corrigirmos nossos erros.
  4. O que é um orixá?
    I: Orixás são as forças da natureza, ou seja, entidades divinas responsáveis pela vida. Acreditamos que Olorum (Deus) deu a cada orixá um reino para cuidar assim Oxóssi se tornou o rei das matas, Ogum é o guardião da estrada, Iemanjá a rainha do mar, Oxum a deusa dos rios, Iansã a senhora dos ventos…
  5. Mulher que tem a pomba-gira de frente pode ter o homem que quiser ou vários homens?
    I:Não sei o que seria ter a pomba gira de frente?! Bom, a pomba-gira também é uma guardiã. Elas representam a mulher que sofreu muito durante a vida ou que talvez tenha praticado crimes contra as leis naturais. Há moças que se perderam por ciúme e mataram, outras eram tecedoras de anjos, foram freiras, abusadas, assassinadas, algumas morreram virgens, …enfim, depende da história que cada uma carrega, mas nenhuma vai ajudar a trazer o amor ou te dá sete homens ainda mais nos dias atuais. Tenho pena de quem acredita nisso.
  6. É verdade que homem que tem pomba-gira é gay?
    I:Não, não e não. A sexualidade nada tem a ver com a entidade ou orixá que a pessoa carrega. O papel da pomba-gira é ajudar a pessoa a estar bem consigo mesma. Elas são ótimas conselheiras e gostam de ensinar aqueles que sabem ouvir.
  7. Pega mal um homem receber a pomba-gira durante o trabalho com a assistência presente?
    I:Não vejo problema algum. Sou apenas uma filha de santo bocuda, mas acredito que as pessoas devem respeitar o médium e a entidade. Aliás, um homem trabalhar com a pomba-gira só fará bem a ele e as pessoas que buscarem ajuda. De novo, isso não afetará a sexualidade, pois nós, mulheres, trabalhamos com exus e ninguém nos julga.
  8. Um orixá pode se apaixonar por uma pessoa?
    I: Nunca. Eles pertencem às esferas celestiais (Basta ler sobre as progressões de mundo para entender), ou seja, já estão livres do corpo físico e tem a missão de auxiliar os que necessitam de socorro. Eles direcionam os seus regidos, mas não tomam decisões, nem se apossam do corpo físico para realizar desejos ou bater em alguém.
    Ikerly Lima
Categorias: Cotidiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.